Os adolescentes, na velocidade máxima do estirão puberal, necessitam de muita energia, e, as necessidades vitamínicas estão todas aumentadas durante o anabolismo e produção energética nesta fase. Porém, é característica da alimentação desta fase o consumo de lanches e fast foods, e este impacto nutricional pode causar uma série de danos á saúde, pois apresenta falta de vários nutrientes. Os eventuais desequilíbrios alimentares desta fase podem causar doenças como: a obesidade e conseqüentes problemas cardíacos, além da questão psicológica da auto-estima que é muito afetada por estes transtornos. Dentre os fatores relevantes neste processo de desenvolvimento nutricional na adolescência, os que mais afetam o estado nutricional dos adolescentes são: condição sócio-econômica e fatores psicossociais. Neste processo de desenvolvimento, é de fundamental importância a atenção da família e da escola para a compreensão das práticas alimentares e dos estilos de vida diários desta faixa etária a fim de desenvolver meios apropriados para intervir precocemente e evitar problemas futuros.
Comer fast foods e guloseimas é muito bom, mas a maioria dos jovens não tem noção do quando comer " porcarias" em excesso faz mal e prejudica na fase adulta.
Ai vai uma dica: que tal um sanduíche bem colorido. É, eu disse um sanduíche... mas um sanduba com muitas cores; com alface, tomate, rodelinhas de pepino, uma cenourinha ralada, etc...
Não custa nada tentar!!!
Você vai ver que as vezes o que parece um sacrifício, torne-se saúde mais tarde...
Bon Apetit!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário