www.gmjieqprotasioalves.blogspot.com

Jesus... ontem, hoje e eternamente!!!


Seja bem vindo ao Blog do Jovem Quadrangular...


.: " O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer. " :.


O GMJ Protásio Alves agradece a sua visita.


Seja um seguidor você também!!!

terça-feira, 23 de março de 2010

A influência da internet no comportamento dos jovens hoje em dia

O Brasil foi até bem pouco tempo atrás um país com comunicações precárias e uma sociedade com base na vida rural. Os jovens de hoje só conhecem essa realidade pelos livros de história. Quando eles nasceram, nos anos 80, o país já tinha instalado um parque industrial grande e moderno e estava conectado por redes de comunicações e por satélites. Na década seguinte, essa modernidade se traduziu na entrada na vida da classe média urbana da mesma tecnologia disponível em países mais desenvolvidos. Para o adolescente, telefone celular, videogame, cartão eletrônico, videocassete e computador sempre estiveram presentes. O PC é um equipamento que acompanhou o jovem praticamente desde seu nascimento. Muitos foram alfabetizados digitando no teclado. Uma pesquisa conduzida com 2 098 adolescentes em sete capitais brasileiras pela consultoria CPM Research mostra que mais da metade deles sabem usar o computador e que 49% o usa regularmente na escola.


A rapidez com que novas formas de comunicação foram desenvolvidas nos últimos anos, misturando texto, som e imagem, causou uma revolução nos hábitos e costumes. A geração imediatamente anterior, nascida nos anos 70, enfrentou o desafio de crescer nos centros urbanos sem a presença da mãe, inserida no mercado de trabalho, e com os olhos grudados na telinha da TV, em atitude passiva. Em tese, pouca coisa mudou – os jovens de hoje também passam boa parte do tempo sozinhos, sem a presença de adultos. A diferença é que o computador se transformou numa babá eletrônica mais interessante que a televisão. Com a internet, o centro do mundo dessa geração, o hábito do entretenimento eletrônico passou a ser interativo e nada solitário. O adolescente pode participar de um jogo virtual com um amigo conectado do outro lado do mundo ou se comunicar com a namorada via e-mail. A internet também serve para ajudar em trabalhos escolares, baixar a música do conjunto favorito ou entrar num chat de discussão sobre o filme da moda. "O que mais me fascina no computador e na internet é a possibilidade de poder aprender sozinho", resume o estudante paulista Thiago Graziani Traue, de 16 anos, que navega pelo menos três horas por dia.


A disseminação do uso da rede de computadores já está revalorizando a linguagem escrita – o que não deixa de ser fascinante, quando se sabe que o hábito de leitura é cada vez menos freqüente, principalmente entre os jovens. A conseqüência mais visível, segundo o pesquisador americano Walter Ong, da Universidade Harvard, é o surgimento de uma "segunda alfabetização". A popularização dos programas de mensagem instantânea, como o ICQ e o Microsoft Messenger, comprova a tese de Ong. Eles funcionam como um correio eletrônico em tempo real. Basta acessar a internet e usar o programa. Além de encurtar distâncias, o diálogo é rápido, instantâneo mesmo. Alguém digita de um lado e o interlocutor, na outra ponta, recebe o recado na hora. A rapidez é codificada por sinais gráficos e pontuada por inúmeras abreviações. "Talvez" vira "tv", "demais" é digitado com um simples "D+", e assim por diante. Já existe um vocabulário próprio, embrião da nova linguagem que invade a tela dos computadores e também de celulares, palmtops e outros meios de comunicação que utilizam a linguagem escrita on-line. Apenas o ICQ conta com 150 milhões de usuários no mundo. O Brasil está entre os três países com maior número de usuários.
A rapidez e a destreza em localizar e selecionar informações são alguns dos trunfos dessa geração digital. Muitos educadores se preocupam com os efeitos que a comunicação eletrônica possa ter sobre os adolescentes. Notam entre muitos deles a dificuldade de ler textos discursivos ou de se concentrar muito tempo numa única atividade. Aulas tradicionais, nas quais o professor fala e escreve com giz no quadro-negro, já não prendem a atenção dos alunos. "O adolescente está superexposto à informação e tem habilidade para processar várias coisas ao mesmo tempo", diz Sérgio Américo Boggio, diretor de informática do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, pioneiro na utilização de métodos computacionais na sala de aula. "Mas tem dificuldade em se aprofundar em qualquer assunto", completa. Para compensar os excessos da linguagem eletrônica, algumas escolas têm aumentado a carga de leitura nos cursos e oferecido atividades complementares típicas da era pré-digital, como cursos de atividades manuais. Os alunos se dedicam a montar caixas e prismas para treinar a observação de objetos tridimensionais. É possível que muitos deles apanhem feio na hora de manipular réguas, tesouras e papelão. Mas são imbatíveis com um mouse na mão.
No geral podemos afirmar que a internet é um meio por onde conseguimos absorver uma maior variedade de informações. Conhecimento este que é "gratuito", melhor afirmando, conhecimento que adquirimos apenas com o uso da internet.
Cada site tem seu determinado estilo, sua forma de se mostrar para a sociedade; uns exibem o seu comércio, outros mostram suas notícias, alguns são pessoais.
O jovem brasileiro no geral não usa a internet como fonte de fortalecer seus conhecimentos. Atualmente a maior parte dos jovens visitam sites de conversação, geralmente em busca de sua companheira, ou até mesmo em busca de um ciclo social mais amplo. Nestes sites de conversação se visualiza constantemente o emprego de palavras erradas, quase sempre abreviadas ou também palavras da nossa língua potuguesatotalmenta homogeneizadas com palavras estrangeiras.
A reeducação destes jovens, que utilizam da internet como brinquedo, é de fato feita por outra sociedade de jovens, estes que de fato não expressão uma educação adequada com os padrõesescolares. Poucos anos atrás, não se usava um cabelo espetado, quem usasse era visto como uma pessoa rebelde , mas a internet contribuiu muito para que esta moda se arrastasse por todas as partes do Brasil e isto sendo visto como normal. Devido a este ato, lugares que nem possuem internet adotaram esta nova moda, isto claro depois de algum tempo.
Gírias, ortografias, roupas, modos de comportamento que foram sendo divulgados pela internet e hoje em dia temos em qualquer parte do nosso país. Formas estas que ás vezes influenciam nas atividades mais cotidianas do jovem, até mesmo pelo fato de se arrumar um emprego, o jovem que é influenciado pela internet descrita e demonstra em sua forma externa, é dificultado de conquistar a sua posição no mercado de trabalho.
Na internet não só temos uma má educação, como já citado, a internet possui uma vasta quantidade de informações, séria uma precipitação generalizar o uso da internet como uma brincadeira dos jovens. Ainda possuem jovens que se preocupam com o aprendizado, assim olham a internet como uma forma de se adquirir conhecimentos de um modo amplo e interativo.
Pela internet podemos achar qualquer coisa do tipo educacional, um exemplo disso é que possuem sites especializados em educação, que mostram uma divulgação de informações semelhantes às estabelecidas por um colégio.
No geral a internet ainda provoca um espanto com relação aos pais, que quando querem punir seus filhos proíbem logo o acesso à internet. Com isto se percebe que muitos pais não conseguem educar os seus filhos para o estudo, e a internet possibilita uma forma deles se divertirem enquanto estão em casa.



Um comentário:

  1. o céu deveria estar repleto de fogo e de fumaça
    Continue vigiando os filhos
    Se isso é para terminar
    tente fugir
    ou
    Então, deveríamos nos queimar juntos
    Veja as chamas subirem bem alto à noite
    Ver as chamas queimarem e queimarem
    Então se for isso deveríamos morrer hoje à noite
    Vamos brindar pela ultima vez .
    pois a morte não perdoa ninguem

    vamos Ver as chamas queimarem e queimarem as cinzas
    vamos ver as chamas querimarem nossas vidas
    vamos ver as chamas...

    Agora eu vejo o fogo
    Dentro das casas
    eu vejo o fogo .

    perfumes com cheiro de almas
    vejo Sangue na brisa
    E espero que vocês se lembrem.


    criticas

    ResponderExcluir